sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Iceberg de 19km flutua em direção à Austrália

Foto: France Presse/HO/AAD

O iceberg, com metade da área do Distrito Federal, pode bloquear um área onde se formam correntes oceânicas de água gelada e afetar o clima do planeta. Ele faz parte de um grupo de icebergs que provavelmente se desprendeu da Antártida entre 2000 e 2002. Um fenômeno como esse ocorre uma vez por século. Vários outros icebergs vem sendo avistados na região. Ciclo natural ou amostra do degelo do continente antártico?
Um iceberg gigante é visto na costa da Ilha Macquire  Foto: EFE

E do outro lado do mundo...
Um iceberg do tamanho da ilha de Manhattan também ameaça se desprender da Groenlândia, como parte do degelo no Ártico, ainda mais preocupante, onde a camada de gelo está cada vez mais fina e as áreas de gelo permanente estão cada vez menores. Alguns interesses econômicos beneficiam-se com esse processo: pela primeira vez na história, navios cargueiros fazem pelo Ártico a rota entre a Ásia e a Europa e a exploração de bacias de petróleo do Ártico será facilitada.
Redemoinho no interior do do glacial Petermann; Greenpeace alerta sobre o degelo excessivo na Groenlândia Foto: Greenpeace/Reprodução
Degelo na Groenlândia. Fonte: Terra Notícias

Satélite mostra redução no gelo entre o inverno de 2005 (à esquerda) e 2008. A área em branco representa camadas de gelo de 4 a 5 m de espessura, ... Foto: Nasa/Divulgação
Satélite mostra redução no gelo entre 2005 (à esquerda) e 2008. A área em branco representa camadas de gelo de 4 a 5 m de espessura, enquanto o azul escuro indica de 0 a 1 m. Fonte: Terra Notícias.

E no topo do mundo...
As geleiras do Himalaia estão se encolhendo ano a ano, ameaçando a fonte de rios que fornecem água para as populações locais. O fenômeno se reproduz em outras cordilheiras do mundo, como os Andes.

Saiba mais sobre o aquecimento global:

Nenhum comentário:

Postar um comentário