quinta-feira, 25 de março de 2010

Saudades do Curling

Estou com saudades do Curling. O esporte (?) foi a sensação dos Jogos Olímpicos de Inverno em Vancouver, 2010 - não se falava em outra coisa por aí.

Olhos na pedra (é de dar medo!).
A vibração das vassourinhas.
Os gritos da galera (dentro da pista):
- CLEAN! CLEAN!
- HOLD! HOLD!
-CLEAN, CLEAN, CLEAN!

Kevin Martin, curler da equipe canadense campeã em Vancouver 2010

Ainda dá tempo de entender o Curling:

Vendo de um ponto de vista histórico, até que faz sentido...
 
Fortes emoções nos jogos escoceses de 1600!

SAIBA TUDO SOBRE O CURLING:  
Wikipedia

domingo, 14 de março de 2010

Pegada Ecológica é lançada em Campo grande

Pegada Ecológica é uma metodologia para calcular os rastros que nós seres humanos deixamos no planeta em razão dos nossos hábitos de vida e consumo, com o Apoio da WWF (World Wildlife Foundation).
Campo Grande será a primeira cidade brasileira a desenvolver essa metodologia, experiência já testada em cidades de outros países. A intenção é ter um modelo que possa ser aplicado a outras cidades brasileiras.
Lançamento da Pegada Ecológica de Campo Grande e da adesão de Campo Grande à Hora do Planeta: 9 de março de 2010.
--------------------------------------
Participe da HORA DO PLANETA 2010: No sábado, 27 de março, entre 20h30 e 21h30 (hora de Brasília), o Brasil participa oficialmente da Hora do Planeta. Das moradias mais simples aos maiores monumentos, as luzes serão apagadas por uma hora, para mostrar aos líderes mundiais nossa preocupação com o aquecimento global.
Além de apagar as luzer, você pode se cadastrar (para avaliar quantas pessoas apagaram as luzes) e espalhar a mensagem da Hora do Planeta. Os participantes brasileiros serão somados com os de outros países, formando uma grande corrente pelo futuro do planeta.

A Hora do Planeta começou em 2007, apenas em Sidney, na Austrália. Em 2008, 371 cidades participaram. No ano passado, quando o Brasil participou pela primeira vez, o movimento superou todas as expectativas. Centenas de milhões de pessoas em mais de 4 mil cidades de 88 países apagaram as luzes. Monumentos e locais simbólicos, como a Torre Eiffel, o Coliseu e a Times Square, além do Cristo Redentor, o Congresso Nacional e outros ficaram uma hora no escuro. Além disso, artistas, atletas e apresentadores famosos ajudaram voluntariamente na campanha de mobilização. Clique aqui e veja a lista de quem já aderiu.

"Os amigos tiranos do Brasil de Lula"

"Três regimes autoritários e ditatoriais, que vetam a liberdade de expressão e punem com a prisão quem ouse contestá-los, contam com um aliado de peso no mundo: o Brasil do presidente Lula. Essa amizade incondicional é mais valiosa por ser o Brasil uma democracia, presidida por um líder eleito e consagrado que respeita as instituições e as leis. Esse apoio dá respaldo a tiranos."
Leia a coluna de Ruth de Aquino (Revista Época, 05 de março de 2010).

Lula, "lembra-te que és mortal!"

Luís Fernando Veríssimo - César tinha aquele cara que, volta e meia, dizia no seu ouvido:
"Lembra-te que és mortal!"
O Lula poderia ter um cara que, sempre que ele fosse dizer o que não devia, puxasse a sua manga. Mas como prever o que o Lula vai dizer? A solução seria não parar de puxar a manga.”  
Fonte: Coluna do Correio Popular (Campinas), hoje.

Entre as últimas, está o vexame internacional de sua postura contra a greve de fome dos dissidentes em Cuba.

sexta-feira, 12 de março de 2010

Influenza A(H1N1): eu me vacinei!

Tomei ontem a vacina contra a influenza A(H1N1), dentro da campanha para profissionais do Hospital Vera Cruz.
Não tive qualquer reação ou dor - como todos com quem falei.

Colegas da área de saúde:
Se você tem vínculo com hospitais ou outros serviços de saúde, procure saber se estes locais estão fornecendo a vacina e se você está incluído(a) na campanha.

Jovens entre 2 anos e 19 anos e adultos entre 40 anos e 59 anos não serão vacinados na campanha pública, a não ser que estejam em outra categoria (ex.: doença crônica): procurem saber quando a vacina estará disponível nas clínicas particulares (provavelmente em abril de 2010).

Site do governo: http://vacinacaoinfluenza.com.br

BANCOOP e PT: corrupção é notícia velha, mas as provas são novas

O esquema de corrupção do BANCOOP*, divulgada na Veja e no Estadão, despertou a raiva imbecil do PT:
"Ah, isso é notícia velha, requentada!"
Como disse o Reinaldo Azevedo, comentarista da Veja:

VELHO, NESSE RAMO, É O PASSADO DO PT!

(*A cooperativa habitacional desviou dinheiro para o PT, com participação de Vaccari, o atual tesoureiro do partido - inclusive para a campanha presidencial de Lula em 2002)


A investigação é antiga, mas as provas são fresquinhas...
Qual a atitude de Dilma e do PT?
  •  Proteger o tesoureiro: "Agora, acho que o Vaccari tem todo direito de defesa"
  • Manter na campanha deste ano duas tesourarias: uma do partido (comandada pelo bandido, ops,  acusado) e outra da campanha. (Ah, bom - escondendo a sujeira, não fica nada suspeito...)
  • E processar judicialmente a Veja, o Estadão e o Ministério Público...
E o Lulinha (sobre o editorial do Estadão)?
"Vocês prestem atenção. Se vocês são como eu que não gostam de ler notícia ruim, vocês prestem atenção no noticiário, porque política e eleição também são cultura. Sobretudo o resultado. Prestem muita atenção daqui para frente. Leiam os editoriais dos jornais, que a gente pensa que só o dono lê. De vez em quando, é bom ler para a gente ver o comportamento de alguns falsos democratas, que dizem que são democratas, mas que agem querendo que o editorial deles fosse a única voz pensante no mundo".

sexta-feira, 5 de março de 2010

Hagar - quando eu era jovem podia comer qualquer coisa sem engordar...


- Continuo engordando, Doutor... Estou preocupado.
- Quando eu era jovem, podia comer qualquer coisa sem engordar...
- Pode me dar algum remédio pra me tornar mais jovem?

Mudança climática: entre controvérsias, novos estudos reforçam ligação com atividades humanas

Veja a notícia da BBC.

quinta-feira, 4 de março de 2010

Terremotos: um Ensaio sobre a Cegueira

Saramago imaginou uma cegueira contagiosa que levou um país ao caos. Nesse mundo, o caos é o Homem, ou o Mal que mora dentro.
É o rato que sai dos escombros do que antes foi Homem.
A estória é a metáfora do que podemos nos tornar sem o controle de olhos externos. 

Segundo o próprio autor do romance,
"(...) Nele se descreve uma longa tortura. É um livro brutal e violento e é simultaneamente uma das experiências mais dolorosas da minha vida. (...). Através da escrita, tentei dizer que não somos bons e que é preciso que tenhamos coragem para reconhecer isso."

Nem Saramago poderia descrever tanta desumanidade como os terremotos no Haiti e no Chile. Diante da fome, a moral é condescente com quem rouba a comida e briga pela água. Mas o ratos, os ratos saem dos escombros... E conseguem ser pior que o inferno da catástrofe.

- Não basta pegar a comida - se há a oportunidade de saquear eletrodomésticos.
- Não basta arrebentar canos para beber a água - há que levar fogo aos escombros do mercado.
- Não basta empurrar, acotovelar-se e defender-se - há o assassinato e o estupro de mulheres e crianças.
- Não basta o abandono e a orfandade - há que se aproveitar do tráfico de crianças.
Absurdamente, o item de primeira necessidade é a força militar.

“O medo cega, disse a rapariga dos óculos escuros, São palavras certas, já éramos cegos no momento em que cegámos, o medo nos cegou, o medo nos fará continuar cegos, Quem está a falar, perguntou o médico, Um cego, respondeu a voz, só um cego, é o que temos aqui.”

Saramago parece movido pela tortura de seu livro ao falar do Haiti*, meio responsável por ter construído um mundo tão terrível com sua tinta. (*Blog de Saramago: "Quantos Haitis?")
E tenta socorrer seus personagens, resgatando-os em sua Jangada de Pedra. (A Fundação José Saramago (re-)editou este livro para reverter as vendas às vítimas do Haiti.)

“Lutar foi sempre, mais ou menos, uma forma de cegueira. Isto é diferente. (...) Agora é o reino duro, cruel e implacável dos cegos. Se tu pudesses ver o que eu sou obrigada a ver, quererias estar cego. Acredito, mas não preciso, cego já estou. (...) Levei a minha vida a olhar para dentro dos olhos das pessoas, é o único lugar do corpo onde talvez ainda exista uma alma, e se eles se perderam”

"...se antes de cada acto nosso, nos puséssemos a prever todas as consequências dele, a pensar nelas a sério, primeiro as imediatas, depois as prováveis, depois as possíveis, depois as imagináveis, não chegaríamos sequer a mover-nos de onde o primeiro pensamento nos tivesse feito parar."

Trechos do livro "Ensaio sobre a Cegueira" (José Saramago, 1995)

quarta-feira, 3 de março de 2010

Charge de hoje (Dálcio) - Dilma maquia resultados do PAC

Charge do Dálcio - Correio Popular (Campinas) hoje

Agrotóxicos na mesa do consumidor: o controle do Governo e o mercado ilegal

Saiba mais no Blog Endocrinologia e Diabetes.

Museu do Futebol - São Paulo

Neste ano de Copa do Mundo, que tal visitar o Museu do Futebol?
Eu, que nem curto muito o esporte (vide o chute fraco abaixo...), gostei muito!

terça-feira, 2 de março de 2010

Puxa, já lembraram do Mensalão do PT...!

Esperava-se que lembrassem do Mensalão do PT após as notícias do Mensalão do Governo Arruda no DF (um alento para a Justiça...) e a revisão do processo judicial do Mensalão do PSDB (só barulho, pois provavelmente não condenará ninguém, graças à prescrição dos supostos crimes - foi em 1998!).
Após 5 anos sem nenhuma condenação, finalmente a mídia traz ar novo (e fétido) para o caso do Mensalão do PT. A revista Isto É teve acesso ao Processo Judicial no STF.

Entre os escândalos, o coordenador de campanha de Dilma, o ex-prefeito Fernando Pimentel, é apontado como operador de remessas ilegais.


E, sim LULA SABIA DE TUDO.

Leia na Isto É desta semana.


Como a Justiça está rolando os mensalões do PT, do PSDB e do DEM?

Lula condenaria Gandhi?

O Lula tem fama de "tefal" - nada gruda nele*. Liso que só...
O destino quis que ele desembarcasse em Cuba no momento da morte do dissidente político Zapata, prisioneiro da ditadura castrina, durante a única forma de protesto que lhe restou: a greve de fome.
Enquanto o mundo se comovia e a crescia a rejeição à ditadura cubana, Lula choca a opinião pública internacional com a pérola:
"Nós temos que lamentar, por alguém que morreu. E morreu porque decidiu fazer uma greve de fome. Sou contra greve de fome porque fiz e parei a pedido da Igreja Católica brasileira, que não admitia a greve de fome."

Nem quero imaginar o que Lula diria sobre as greves de fome de Mahatma Gandhi (que quase o mataram mas foram instrumentos para a independência da Índia).

Tudo bem. O que importa para ele é visitar seus companheiros cubanos quando ele bem entender. Que mal pode acontecer a ele?
Charge do Dálcio. Fonte: Correio Popular (Campinas)

*Passou liso pelo mensalão do PT- tudo bem que ele nada sabia e queimou uns companheiros pelo caminho; agora tem tanto mensalão e mensalinho, quem vai lembrar de 2005? Agora só vão lembrar do mensalão do DEM em Brasília (fresquinho, 2009) e do PSDB mineiro (1998 - ué, mais antigo...).
Passou liso ao apoiar o vergonhoso comando de Sarney no Senado.
Passou liso com as besteiras do Plano Nacional dos Direitos Humanos.
Passou liso com tantas gafes e "pérolas", e o povo deve ter achado bonito, mesmo sem entender...
E vai passar liso abraçando chefes de Estado autoritaristas como Chavez, Ahmadinejad, Fidel e Raúl Castro.