domingo, 19 de dezembro de 2010

Como escapar da Lei da Ficha Limpa? Apagando a sujeira!

Maluf é absolvido da acusação que o enquadrou na Ficha Limpa e será diplomado deputado...
Segundo ele, "a Justiça neste País é uma coisa que funciona bem".

Parlamentares aumentam o salário em 62%

Os salários do presidente, vice-presidente, ministros e parlamentares será equiparado ao que recebe hoje os ministros do Supremo Tribunal Federal. Leia em "O Globo"

domingo, 17 de outubro de 2010

"O CHEFE" - Livro sobre o mensalão do Lula e do PT - de graça na internet

 

"O jornalista e escritor Ivo Patarra, 47 anos, inova ao lançar o seu quarto livro em formato livre e acessível na internet. Repórter com trabalhos destacados no gênero investigativo e autor de outros três livros, nesse e-livro – por ele denominado livro-blog – é apresentada a história dos 13 meses do maior escândalo de corrupção ocorrido no Brasil. Os acontecimentos aparecem em ordem cronológica, mês a mês, dia a dia, reunindo 850 eventos pesquisados em 700 laudas, que estão em domínio público desde a quarta-feira (7/9), quando O Chefe passou a ser lido ou baixado em PDF neste endereço [http://www.escandalodomensalao.com.br/]."
Extraído do site Observatório da Imprensa, onde se encontra um entrevista com o autor a respeito do livro, em 2006.

 




 




O jornalista Ivo Patarra levou "O Chefe" a duas editoras, que recusaram a publicação do livro.

www.escandalodomensalao.com.br

O Estado Novo e nova ética pública

Esta é uma carta de Adilson Dallari, juista e professor Titular de Direito Administrativo da PUC-SP, amplamente difundida na web nas últimas semanas.

 

Algumas pessoas me pediram para colocar no papel algo que eu disse, no final de minha exposição, no XXIV Congresso Brasileiro de Direito Administrativo, em Minas Gerais. Lembrei-me do que havia dito e desenvolvi um pouco, conforme se segue.

 

Inicialmente, lembrei que uma ditadura não precisa ser necessariamente militar, como a do Brasil, em 1964. Antes disso, tivemos a ditadura de Getúlio Vargas, de 1937 a 1946, que era uma ditadura populista, ou seja, fundada na popularidade do Presidente da República, a quem, por ser havido como pai dos pobres e dos trabalhadores, tudo foi permitido, como, por exemplo, a supressão das garantias constitucionais do cidadão e a supressão da liberdade de imprensa.

 

Atualmente, na América Latina, temos, como exemplos desse modelo, a ditadura de Hugo Chaves, na Venezuela, e a cinqüentenária ditadura de Fidel Castro, em Cuba. O elevado prestígio do líder, traduzido em popularidade (às vezes autêntica, outras vezes baseado num formidável esquema de propaganda e normalmente resultante de uma combinação de carisma pessoal com controle da mídia), não é suficiente para caracterizar uma democracia.

 

Ao final, me referi à relativização de certos princípios doutrinários e constitucionais elementares ao estado democrático de direito, como a moralidade pública, a probidade administrativa e a dignidade no exercício da função pública.

 

Antigamente, a chefia do governo era havida como uma magistratura; hoje, transformou-se numa caricatura, havendo governantes que se comportam como verdadeiros bufões, adotando posturas e comportamentos vergonhosos, grotescos ou caricatos, como é por exemplo, o caso do Berlusconi, na Itália. É altamente preocupante a tolerância com os destemperos e todas as violações da lei  reiteradamente feitas pelo Presidente Lula, como se o princípio da legalidade não existisse ou, então, não se aplicasse  a  quem desfruta de grande prestígio popular.

 

O decoro parlamentar foi substituído pela prática do suborno desabrido, como no caso do mensalão, dos sanguessugas, do dinheiro na cueca, na bolsa, na meia etc. misturados com violação de sigilo, dossiês, aloprados, auxílio paletó, verbas de representação, uso indevido de passagens aéreas, viagens de estudo e representação com familiares e até amantes, e por aí vai. Tudo isso supostamente para garantir a governabilidade. Afinal, como disse um conhecido ator esquerdista: "não é possível fazer política sem enfiar a mão na merda" (Mário Covas deve ter-se revirado no túmulo!).

 

Corrupção era crime; hoje não é mais, pois "todo mundo faz isso" conforme salientou nosso líder máximo  ao comentar a disseminação do chamado "caixa dois". Ou seja, se o estupro passar a ser prática corriqueira, deixará de ser crime, a despeito do que possa estar consignado no Código Penal. A vontade popular está acima da lei formal.

 

Que a massa ignorante pense assim, vá lá. Mas a tolerância, a aceitação e até mesmo a exaltação da malversação de recursos públicos como indicador de esperteza e diligência, não conhece barreiras ou limites econômicos ou culturais. Pessoas da mais alta inserção social, formadores de opinião e até juristas da maior nomeada, convivem na mais santa paz com a corrupção e a violação dos princípios fundamentais da Constituição.

 

Atualmente, prepondera uma lastimável distinção ente a boa e a má corrupção: se for de esquerda é boa, se for de direita é ruim.   O velho Adhemar de Barros ("rouba mas faz") e o incrível Paulo Maluf, são havidos como corruptos; mas quando o filho do Presidente, repentinamente, passa de guarda do Jardim Zoológico a milionário, tornando-se sócio de empresa concessionária de serviço público federal altamente favorecida pelo governo, ninguém se incomoda com isso! Honestidade é um preconceito burguês.  Os fins justificam plenamente os meios. Tudo que for feito a pretexto de atingir uma finalidade "social" já está previamente validado.

 

Por exemplo, a Constituição garante o direito de propriedade, mas a nova ética pública  confere valor preponderante às invasões perpetradas pelos chamados movimentos populares.  Entre estes se destaca o MST, que é uma organização clandestina, paramilitar, armada, de fins ilícitos e mantida com o desvio de verbas públicas. Mas seus dirigentes, em lugar de estarem na cadeia, são recebidos pelas autoridades com honras palacianas. E onde estão os órgãos que deveriam zelar pela defesa da Constituição?  É ensurdecedor o eloqüente silêncio dos juristas!

 

A ditadura militar de 1964 foi suplantada pela força do direito. Os terroristas que pretendiam substituí-la por uma ditadura populista, de esquerda, fracassaram e somente prolongaram a agonia. Quem derrubou a ditadura foram as pessoas dotadas de sensibilidade jurídica, de verdadeiro espírito democrático, realmente empenhadas na restauração do estado social e democrático de direito, dotado de instrumentos jurídicos hábeis para promover o desenvolvimento  econômico e o seu compartilhamento, como meios para   a eliminação da pobreza e a redução das desigualdades sociais e regionais.

 

Tempos difíceis se anunciam, como resultante de um conformismo generalizado. Os pobres estão satisfeitos, com as benesses do assistencialismo comprador de consciências, seus celulares e roupas de grife "Made in China"; os banqueiros jamais ganharam tanto; os setores da produção já se conformaram com a opressiva carga tributária e se contentam com protecionismos e favorecimentos (ainda que obtidos mediante propina, ou "taxa de sucesso" na novilíngua); as oligarquias regionais tiveram seus desmandos perdoados e passaram a ser santificadas; as lideranças políticas são complacentes com qualquer coisa que não afete seus privilégios e interesses pessoais; os partidos políticos são meras aglutinações de conveniências episódicas. Não existe oposição.  A maioria do eleitorado é analfabeta e altamente manipulável.  Está preparado o caldo de cultura para implantação de uma ditadura populista.

 

Para sair desse impasse certamente teremos que contar com a coragem, o risco, o sacrifício pessoal e o talento de gente igual àqueles que nos livraram da ditadura militar. É preciso falar, protestar, denunciar, reagir, antes que seja demasiadamente tarde. Mas ainda temos juristas de verdade? Ainda temos democratas realmente convictos? Temos pessoas influentes que ainda acreditam nos antigos valores fundamentais da nacionalidade ? Ou todos já se renderam à nova ética pública ?

 

                                                            São Paulo, 20/09/10.

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Pesquisas eleitorais: erro ou má fé?


(link para o blog do Reinaldo Azevedo, da revista Veja)

Aliás, a maior vantagem de Dilma sobre Serra foi nas pesquisas do Vox Populi, contratadas por quem?
Pelo PT!!!

E o que dizer das pesquisas que apontavam o pagodeiro Netinho (PC do B) como futuro senador de SP, ao lado de Marta (PT)?
Segundo as pesquisas, Aloysio Nunes (PSDB) não teria chance... e ficou em primeiro, com 11 milhões de votos - simplesmente o senador mais votado da história!

domingo, 26 de setembro de 2010

Novo Código Florestal é retrocesso

O Novo Código Florestal, aprovado pelo Governo em julho deste ano, ameaça a conservação das reservas florestais e de diversas espécies e anistia quem cometeu crimes ambientais.
Saiba mais:
http://g1.globo.com/bom-dia-brasil/noticia/2010/07/novo-codigo-florestal-desagrada-ambientalista-e-bancada-ruralista.html
http://www1.folha.uol.com.br/ambiente/777507-novo-codigo-florestal-ameaca-especies-dizem-cientistas.shtml

Presidenciável Plínio (PSOL) foi o vencedor do debate da Record de hoje! O Velhinho é demais!

Plínio Arruda Sampaio (PSOL) não vai ser presidente, mas catalisa o debate graças à desinibição conferida por seus 79 anos de idade!

22h18 - Plínio: Dilma não é do PT - Plínio volta a critica Dilma e diz que ela não pode controlar o PT porque “não é do PT”. Ele ainda ataca a candidata que, segundo ele, é “fabricada pelo Lula”.

21h24 - Plínio lembra o mensalão - Plínio, em tom irônico, comenta a resposta de Dilma afirmando que não está falando de suposições, mas de fatos, e lembrando o escândalo do mensalão, de 2005. "A corrupção é inaceitável, e a verdade é que ela bateu na porta da Casa Civil duas vezes. Até agora não se viu culpado", diz.

Sucupira nos dias de hoje

novela "O Bem Amado" contava a estória de Odorico Paraguaçu, prefeito de Sucupira, "(...) homem de posses, mas sem cultura, Odorico é corrupto, mau-caráter e demagogo. Apesar de tudo, é adorado pelos eleitores (...)".




Nos dias de hoje, Sucupira é o Brasil, e Odorico, quem será...?





A CBN captou perfeitamente a idéia numa charge semanal de rádio, a "Rádio Sucupira". A última fala sobre a censura da mídia....
Ouça na CBN.

domingo, 19 de setembro de 2010

"Eu sempre quis ter corpo de atleta..."

"Eu sempre quis ter corpo de atleta...
 
Agora, graças ao Ronaldo, eu tenho!"

domingo, 8 de agosto de 2010

Quanto veneno tem nossa comida?

Consute o diagrama no site da revista Época.

Íris do olho humano - imagens fascinantes

Fotos do fotógrafo Suren Manvelyan, da Armênia, com detalhes da íris do olho humano. As imagens foram registradas com uma DLSR e lente 100/2.8 macro, usada para captar detalhes com alto grau de fidelidade. Veja o site do fotógrafo: http://www.behance.net/paronsuren
 

Irã (2) - Ahmadinejad escapa de bomba, mas Irã nega atentado

Leia reportagem da VEJA.
 
Em carreata, uma bomba explodiu próximo do presidente iraniano Ahmadinejad, levantando uma cortina de fumaça.e assustando o ditador.
As autoridades negaram um possível atentado, e declararam que foi tudo um mal-entendido: tratava-se de um simpatizante de Ahamdinejad que, DE TÃO FELIZ, soltou uma bombinha caseira para homenageá-lo!
 
QUE MEIGO!
 
Ah, o tal simpatizante - e mais um punhado de gente, claro - foram presos.
Será que o "simpatizante" terá a felicidade de continuar vivo? 

Irã (1) - "É como se me apedrejassem todos os dias", afirma iraniana condenada à morte

Leia a reportagem da VEJA.
 
 

Minha vida sem plástico

É possível viver sem plástico?
Veja o vídeo com a experiência de uma repórter da revista SUPER.

domingo, 18 de abril de 2010

Erupção vulcânica em geleira da Islândia

O impacto negativo sobre a vida das pessoas na Islândia e no resto da Europa não diminui a beleza do espetáculo natural, provocadora de um sentimento ambíguo de admiração e medo.

Notícia relacionada: BBC Brasil

sábado, 3 de abril de 2010

Carta ao presidente Lula: Incontinência Verbal

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em mais um de seus rompantes habituais de incontinência verbal, diz ter encontrado os culpados pelo caótico sistema de saúde nacional: os médicos. Segundo reportagem veiculada na sexta-feira (26 de março) em diversos jornais brasileiros, o presidente reclamou "que os médicos não aceitam ou cobram caro para trabalhar no interior e periferias e que é muito fácil ser médico na avenida Paulista".

Lula também criticou o Conselho Federal de Medicina, pedindo reconhecimento aos diplomas dos médicos formados em Cuba. Ainda em tom jocoso, criticou o médico responsável pela amputação do seu dedo mínimo da mão esquerda. Sua ira voltou-se também aos contrários à cobrança de novo tributo para aumentar os recursos ao setor de saúde.

O que o presidente finge não saber é que o médico sozinho no interior ou em periferias é incapaz de promover saúde. Ele precisa de apoio para exercer a sua profissão, como laboratórios, equipamentos para exames, hospitais, enfim tudo o que não é prioridade ou é claramente insuficiente em seu Governo.

Lula também finge não saber que ninguém é contra o médico cubano: exige-se apenas que ele, como qualquer outro, se submeta ao exame de avaliação exigido para formados no exterior.

Quanto à CPMF, governar impondo novos impostos ao já fatigado povo brasileiro, Sr. Lula, é tão vulgar quanto dizer que é "fácil ser médico na avenida".


Sr. Lula, a Associação Médica Brasileira, em nome dos mais de 350 mil médicos brasileiros, sente-se ultrajada com suas declarações, visto inverídicas, por considerar que elas não condizem com cargo que V. Sa ocupa e por atingir a dignidade e honradez daqueles que, diariamente em hospitais ou consultórios, muitas vezes em condições precárias, lutam por manter a saúde do povo brasileiro.

Presidente Lula, o Sr. deve um pedido de desculpas à classe médica brasileira.

José Luiz Gomes do Amaral
Presidente da Associação Médica Brasileira (AMB)


Fonte: AMB

Maluf entra para a lista vermelha da Interpol


 Charge do Dálcio (Correio Popular - Campinas)

"Acusações - Maluf é acusado em ação da promotoria criminal dos Estados Unidos perante o Grande Júri de Nova York. Robert Morgenthau, promotor público americano, o denunciou por suposta 'conspiração com objetivo de roubar dinheiro da cidade de São Paulo a fim de possuir fundos no Brasil, Nova York e outros lugares, e ocultar dinheiro roubado'.

'O processo aponta Maluf como artífice de suposto esquema de superfaturamento de obras na prefeitura da capital paulista. Ele nega categoricamente a prática de desvios em sua gestão. Destaca que o Tribunal de Contas do Município aprovou todos os anos da administração, e afirma que nunca teve recursos no exterior."
Fonte: Veja

Lula, junte as tampinhas!

"Abílio dos Santos, de 65 anos, enfeitou com 2,5 mil tampinhas de garrafas de cerveja o própio caixão, com o qual foi enterrado ontem [anteontem], em Mogi guaçu. Ele morreu de cirrose hepática. As tampas que revestiram a urna eram das cervejas consumidas pelo aposentado." (Fonte: Correio Popular - Campinas - 02/04/2010)

Boa idéia:

EI, LULA! Junte as tampinhas! 

sexta-feira, 2 de abril de 2010

A GRANDE FAMÍLIA (SARNEY)

Como disse o nosso presidente Lula no ano passado, o senador e ex-presidente José Sarney* não pode ser tratado como "qualquer pessoa"**... Pois é, não é qualquer um capaz de uma corrupção "tamanho família"!


E que família! "O empresário Fernando Sarney, filho do presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), é um dos investigados na Operação Boi Barrica (rebatizada de Faktor), da Polícia Federal. (...) A operação investiga suspeitas de ilegalidades em movimentações financeiras feitas por empresas da família Sarney na campanha eleitoral de 2006 no Maranhão. (...) O governo suíço achou e bloqueou conta de US$ 13 milhões controlada pelo filho de José Sarney"- o resumo do caso Fernando Sarney está na Folha online.

Desde julho de 2009 o jornal Estado de S. Paulo está impedido pela justiça de publicar dados da Polícia Federal sobre Fernando Sarney; sob pressão da mídia em relação à polêmica decisão judicial contra a liberdade de imprensa, o empresário renunciou ao processo em dezembro, mas a censura continua. O jornal não aceitou o arquivamento do caso.

ESCÂNDALOS DA FAMÍLIA SARNEY

*José Sarney (o pai), protegido de Lula, está no centro do escândalo dos Atos Secretos do Senado noticiados em 2009, responsáveis por nomeações e favorecimentos irregulares.
Além disso, Sarney está sob a mira do Ministério Público, que ordenou a devolução dos salários recebidos acima do teto. Além do salário de senador, ele acumulava duas aposentadorias - como ex-governador do Maranhão e como ex-servidor do Tribunal de Justiça do Estado. Quando o teto era de R$ 24.500, a remuneração de Sarney totalizava R$ 52 mil. Hoje, o teto constitucional está em R$ 26.723,13 (equivalente ao subsídio mensal dos ministros do Supremo Tribunal Federal).

LULA - ISSO É QUE É AMIGO!

**Pérolas de Lula na época (fontes: Veja; Estadão):
"O senador tem história no Brasil suficiente para que não seja tratado como se fosse uma pessoa comum", disse o presidente. E continuou: "Não sei a quem interessa enfraquecer o Poder Legislativo no Brasil. Quando o Congresso foi desmoralizado e fechado, foi muito pior para a democracia". Não satisfeito, acrescentou: "Eu sempre fico preocupado quando começa no Brasil esse processo de denúncias, porque ele não tem fim e depois não acontece nada". Ao afirmar que Sarney merece um tratamento diferenciado, o presidente atropelou o preceito constitucional expresso no artigo 5º, que estabelece a igualdade de todos perante a lei.
Na véspera da declaração de apoio de Lula, o senador "incomum" subiu à tribuna. Em um discurso de pouco mais de meia hora, disse que a crise não é dele, mas de todo o Senado, e que não aceita ser julgado por questões menores, o que é uma falta de respeito para quem tem mais de 50 anos de vida pública....

LULA, DILMA E O MARANHÃO

Desde 1960, a família Sarney comanda o Maranhão, com apenas alguns períodos de afastamento.
A direção nacional do PT e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva queriam muito apoiar a governadora Roseana Sarney (PMDB) nas eleições para o Governo do Maranhão em 2010, mas o diretório estadual preferiu "criar um pólo renovador na política maranhense em um ciclo pós-Sarney". Mesmo assim, Roseana garante apoio à candidatura presidencial de Dilma.

quinta-feira, 25 de março de 2010

Saudades do Curling

Estou com saudades do Curling. O esporte (?) foi a sensação dos Jogos Olímpicos de Inverno em Vancouver, 2010 - não se falava em outra coisa por aí.

Olhos na pedra (é de dar medo!).
A vibração das vassourinhas.
Os gritos da galera (dentro da pista):
- CLEAN! CLEAN!
- HOLD! HOLD!
-CLEAN, CLEAN, CLEAN!

Kevin Martin, curler da equipe canadense campeã em Vancouver 2010

Ainda dá tempo de entender o Curling:

Vendo de um ponto de vista histórico, até que faz sentido...
 
Fortes emoções nos jogos escoceses de 1600!

SAIBA TUDO SOBRE O CURLING:  
Wikipedia

domingo, 14 de março de 2010

Pegada Ecológica é lançada em Campo grande

Pegada Ecológica é uma metodologia para calcular os rastros que nós seres humanos deixamos no planeta em razão dos nossos hábitos de vida e consumo, com o Apoio da WWF (World Wildlife Foundation).
Campo Grande será a primeira cidade brasileira a desenvolver essa metodologia, experiência já testada em cidades de outros países. A intenção é ter um modelo que possa ser aplicado a outras cidades brasileiras.
Lançamento da Pegada Ecológica de Campo Grande e da adesão de Campo Grande à Hora do Planeta: 9 de março de 2010.
--------------------------------------
Participe da HORA DO PLANETA 2010: No sábado, 27 de março, entre 20h30 e 21h30 (hora de Brasília), o Brasil participa oficialmente da Hora do Planeta. Das moradias mais simples aos maiores monumentos, as luzes serão apagadas por uma hora, para mostrar aos líderes mundiais nossa preocupação com o aquecimento global.
Além de apagar as luzer, você pode se cadastrar (para avaliar quantas pessoas apagaram as luzes) e espalhar a mensagem da Hora do Planeta. Os participantes brasileiros serão somados com os de outros países, formando uma grande corrente pelo futuro do planeta.

A Hora do Planeta começou em 2007, apenas em Sidney, na Austrália. Em 2008, 371 cidades participaram. No ano passado, quando o Brasil participou pela primeira vez, o movimento superou todas as expectativas. Centenas de milhões de pessoas em mais de 4 mil cidades de 88 países apagaram as luzes. Monumentos e locais simbólicos, como a Torre Eiffel, o Coliseu e a Times Square, além do Cristo Redentor, o Congresso Nacional e outros ficaram uma hora no escuro. Além disso, artistas, atletas e apresentadores famosos ajudaram voluntariamente na campanha de mobilização. Clique aqui e veja a lista de quem já aderiu.

"Os amigos tiranos do Brasil de Lula"

"Três regimes autoritários e ditatoriais, que vetam a liberdade de expressão e punem com a prisão quem ouse contestá-los, contam com um aliado de peso no mundo: o Brasil do presidente Lula. Essa amizade incondicional é mais valiosa por ser o Brasil uma democracia, presidida por um líder eleito e consagrado que respeita as instituições e as leis. Esse apoio dá respaldo a tiranos."
Leia a coluna de Ruth de Aquino (Revista Época, 05 de março de 2010).

Lula, "lembra-te que és mortal!"

Luís Fernando Veríssimo - César tinha aquele cara que, volta e meia, dizia no seu ouvido:
"Lembra-te que és mortal!"
O Lula poderia ter um cara que, sempre que ele fosse dizer o que não devia, puxasse a sua manga. Mas como prever o que o Lula vai dizer? A solução seria não parar de puxar a manga.”  
Fonte: Coluna do Correio Popular (Campinas), hoje.

Entre as últimas, está o vexame internacional de sua postura contra a greve de fome dos dissidentes em Cuba.

sexta-feira, 12 de março de 2010

Influenza A(H1N1): eu me vacinei!

Tomei ontem a vacina contra a influenza A(H1N1), dentro da campanha para profissionais do Hospital Vera Cruz.
Não tive qualquer reação ou dor - como todos com quem falei.

Colegas da área de saúde:
Se você tem vínculo com hospitais ou outros serviços de saúde, procure saber se estes locais estão fornecendo a vacina e se você está incluído(a) na campanha.

Jovens entre 2 anos e 19 anos e adultos entre 40 anos e 59 anos não serão vacinados na campanha pública, a não ser que estejam em outra categoria (ex.: doença crônica): procurem saber quando a vacina estará disponível nas clínicas particulares (provavelmente em abril de 2010).

Site do governo: http://vacinacaoinfluenza.com.br

BANCOOP e PT: corrupção é notícia velha, mas as provas são novas

O esquema de corrupção do BANCOOP*, divulgada na Veja e no Estadão, despertou a raiva imbecil do PT:
"Ah, isso é notícia velha, requentada!"
Como disse o Reinaldo Azevedo, comentarista da Veja:

VELHO, NESSE RAMO, É O PASSADO DO PT!

(*A cooperativa habitacional desviou dinheiro para o PT, com participação de Vaccari, o atual tesoureiro do partido - inclusive para a campanha presidencial de Lula em 2002)


A investigação é antiga, mas as provas são fresquinhas...
Qual a atitude de Dilma e do PT?
  •  Proteger o tesoureiro: "Agora, acho que o Vaccari tem todo direito de defesa"
  • Manter na campanha deste ano duas tesourarias: uma do partido (comandada pelo bandido, ops,  acusado) e outra da campanha. (Ah, bom - escondendo a sujeira, não fica nada suspeito...)
  • E processar judicialmente a Veja, o Estadão e o Ministério Público...
E o Lulinha (sobre o editorial do Estadão)?
"Vocês prestem atenção. Se vocês são como eu que não gostam de ler notícia ruim, vocês prestem atenção no noticiário, porque política e eleição também são cultura. Sobretudo o resultado. Prestem muita atenção daqui para frente. Leiam os editoriais dos jornais, que a gente pensa que só o dono lê. De vez em quando, é bom ler para a gente ver o comportamento de alguns falsos democratas, que dizem que são democratas, mas que agem querendo que o editorial deles fosse a única voz pensante no mundo".

sexta-feira, 5 de março de 2010

Hagar - quando eu era jovem podia comer qualquer coisa sem engordar...


- Continuo engordando, Doutor... Estou preocupado.
- Quando eu era jovem, podia comer qualquer coisa sem engordar...
- Pode me dar algum remédio pra me tornar mais jovem?

Mudança climática: entre controvérsias, novos estudos reforçam ligação com atividades humanas

Veja a notícia da BBC.

quinta-feira, 4 de março de 2010

Terremotos: um Ensaio sobre a Cegueira

Saramago imaginou uma cegueira contagiosa que levou um país ao caos. Nesse mundo, o caos é o Homem, ou o Mal que mora dentro.
É o rato que sai dos escombros do que antes foi Homem.
A estória é a metáfora do que podemos nos tornar sem o controle de olhos externos. 

Segundo o próprio autor do romance,
"(...) Nele se descreve uma longa tortura. É um livro brutal e violento e é simultaneamente uma das experiências mais dolorosas da minha vida. (...). Através da escrita, tentei dizer que não somos bons e que é preciso que tenhamos coragem para reconhecer isso."

Nem Saramago poderia descrever tanta desumanidade como os terremotos no Haiti e no Chile. Diante da fome, a moral é condescente com quem rouba a comida e briga pela água. Mas o ratos, os ratos saem dos escombros... E conseguem ser pior que o inferno da catástrofe.

- Não basta pegar a comida - se há a oportunidade de saquear eletrodomésticos.
- Não basta arrebentar canos para beber a água - há que levar fogo aos escombros do mercado.
- Não basta empurrar, acotovelar-se e defender-se - há o assassinato e o estupro de mulheres e crianças.
- Não basta o abandono e a orfandade - há que se aproveitar do tráfico de crianças.
Absurdamente, o item de primeira necessidade é a força militar.

“O medo cega, disse a rapariga dos óculos escuros, São palavras certas, já éramos cegos no momento em que cegámos, o medo nos cegou, o medo nos fará continuar cegos, Quem está a falar, perguntou o médico, Um cego, respondeu a voz, só um cego, é o que temos aqui.”

Saramago parece movido pela tortura de seu livro ao falar do Haiti*, meio responsável por ter construído um mundo tão terrível com sua tinta. (*Blog de Saramago: "Quantos Haitis?")
E tenta socorrer seus personagens, resgatando-os em sua Jangada de Pedra. (A Fundação José Saramago (re-)editou este livro para reverter as vendas às vítimas do Haiti.)

“Lutar foi sempre, mais ou menos, uma forma de cegueira. Isto é diferente. (...) Agora é o reino duro, cruel e implacável dos cegos. Se tu pudesses ver o que eu sou obrigada a ver, quererias estar cego. Acredito, mas não preciso, cego já estou. (...) Levei a minha vida a olhar para dentro dos olhos das pessoas, é o único lugar do corpo onde talvez ainda exista uma alma, e se eles se perderam”

"...se antes de cada acto nosso, nos puséssemos a prever todas as consequências dele, a pensar nelas a sério, primeiro as imediatas, depois as prováveis, depois as possíveis, depois as imagináveis, não chegaríamos sequer a mover-nos de onde o primeiro pensamento nos tivesse feito parar."

Trechos do livro "Ensaio sobre a Cegueira" (José Saramago, 1995)

quarta-feira, 3 de março de 2010

Charge de hoje (Dálcio) - Dilma maquia resultados do PAC

Charge do Dálcio - Correio Popular (Campinas) hoje

Agrotóxicos na mesa do consumidor: o controle do Governo e o mercado ilegal

Saiba mais no Blog Endocrinologia e Diabetes.

Museu do Futebol - São Paulo

Neste ano de Copa do Mundo, que tal visitar o Museu do Futebol?
Eu, que nem curto muito o esporte (vide o chute fraco abaixo...), gostei muito!

terça-feira, 2 de março de 2010

Puxa, já lembraram do Mensalão do PT...!

Esperava-se que lembrassem do Mensalão do PT após as notícias do Mensalão do Governo Arruda no DF (um alento para a Justiça...) e a revisão do processo judicial do Mensalão do PSDB (só barulho, pois provavelmente não condenará ninguém, graças à prescrição dos supostos crimes - foi em 1998!).
Após 5 anos sem nenhuma condenação, finalmente a mídia traz ar novo (e fétido) para o caso do Mensalão do PT. A revista Isto É teve acesso ao Processo Judicial no STF.

Entre os escândalos, o coordenador de campanha de Dilma, o ex-prefeito Fernando Pimentel, é apontado como operador de remessas ilegais.


E, sim LULA SABIA DE TUDO.

Leia na Isto É desta semana.


Como a Justiça está rolando os mensalões do PT, do PSDB e do DEM?

Lula condenaria Gandhi?

O Lula tem fama de "tefal" - nada gruda nele*. Liso que só...
O destino quis que ele desembarcasse em Cuba no momento da morte do dissidente político Zapata, prisioneiro da ditadura castrina, durante a única forma de protesto que lhe restou: a greve de fome.
Enquanto o mundo se comovia e a crescia a rejeição à ditadura cubana, Lula choca a opinião pública internacional com a pérola:
"Nós temos que lamentar, por alguém que morreu. E morreu porque decidiu fazer uma greve de fome. Sou contra greve de fome porque fiz e parei a pedido da Igreja Católica brasileira, que não admitia a greve de fome."

Nem quero imaginar o que Lula diria sobre as greves de fome de Mahatma Gandhi (que quase o mataram mas foram instrumentos para a independência da Índia).

Tudo bem. O que importa para ele é visitar seus companheiros cubanos quando ele bem entender. Que mal pode acontecer a ele?
Charge do Dálcio. Fonte: Correio Popular (Campinas)

*Passou liso pelo mensalão do PT- tudo bem que ele nada sabia e queimou uns companheiros pelo caminho; agora tem tanto mensalão e mensalinho, quem vai lembrar de 2005? Agora só vão lembrar do mensalão do DEM em Brasília (fresquinho, 2009) e do PSDB mineiro (1998 - ué, mais antigo...).
Passou liso ao apoiar o vergonhoso comando de Sarney no Senado.
Passou liso com as besteiras do Plano Nacional dos Direitos Humanos.
Passou liso com tantas gafes e "pérolas", e o povo deve ter achado bonito, mesmo sem entender...
E vai passar liso abraçando chefes de Estado autoritaristas como Chavez, Ahmadinejad, Fidel e Raúl Castro.

sábado, 27 de fevereiro de 2010

Os lixões dos mares

Duas grande áreas nos Oceanos Pacífico e Atlântico acumulam gigantescas "manchas" de lixos plásticos jogados nos mares.

Agora é só esperar a hora em que Netuno vai pegar tudo e despejar na nossa cabeça...


Só um milagre para limpar essa sujeira...

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Iceberg de 19km flutua em direção à Austrália

Foto: France Presse/HO/AAD

O iceberg, com metade da área do Distrito Federal, pode bloquear um área onde se formam correntes oceânicas de água gelada e afetar o clima do planeta. Ele faz parte de um grupo de icebergs que provavelmente se desprendeu da Antártida entre 2000 e 2002. Um fenômeno como esse ocorre uma vez por século. Vários outros icebergs vem sendo avistados na região. Ciclo natural ou amostra do degelo do continente antártico?
Um iceberg gigante é visto na costa da Ilha Macquire  Foto: EFE

E do outro lado do mundo...
Um iceberg do tamanho da ilha de Manhattan também ameaça se desprender da Groenlândia, como parte do degelo no Ártico, ainda mais preocupante, onde a camada de gelo está cada vez mais fina e as áreas de gelo permanente estão cada vez menores. Alguns interesses econômicos beneficiam-se com esse processo: pela primeira vez na história, navios cargueiros fazem pelo Ártico a rota entre a Ásia e a Europa e a exploração de bacias de petróleo do Ártico será facilitada.
Redemoinho no interior do do glacial Petermann; Greenpeace alerta sobre o degelo excessivo na Groenlândia Foto: Greenpeace/Reprodução
Degelo na Groenlândia. Fonte: Terra Notícias

Satélite mostra redução no gelo entre o inverno de 2005 (à esquerda) e 2008. A área em branco representa camadas de gelo de 4 a 5 m de espessura, ... Foto: Nasa/Divulgação
Satélite mostra redução no gelo entre 2005 (à esquerda) e 2008. A área em branco representa camadas de gelo de 4 a 5 m de espessura, enquanto o azul escuro indica de 0 a 1 m. Fonte: Terra Notícias.

E no topo do mundo...
As geleiras do Himalaia estão se encolhendo ano a ano, ameaçando a fonte de rios que fornecem água para as populações locais. O fenômeno se reproduz em outras cordilheiras do mundo, como os Andes.

Saiba mais sobre o aquecimento global:

Instituto Oswaldo Cruz disponibilza livros históricos de medicina na web

No site do Instituto Oswaldo Cruz, a partir de março de 2010.

Para outras bibliotecas virtuais ("ebooks"), de várias áreas, veja os links da Eduquenet.

terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Dilma e a campanha eleitoreira sincronizada da imprensa

Frequentemente a capa das duas revistas concorrentes coincide. Parece azar dos editores, ou vazamento de manchete, mas aqui está na cara uma campanha sincronizada da imprensa a favor da Dilma Rousseff, não?


Pelo menos tentaram disfarçar, enfeiando (mais) a candidata com um tom fúnebre e ressaltando a cor do PT...

"Nova" Telebras: não bastasse a estatização, tem o chefe do mensalão...

O anúncio da reativação da Telebras para fornecer banda larga gerou críticas pelo temor de ser mais uma estatal servindo de cabide de empregos e favores do Governo, além do questionamento sobre a viabilidade econômica e competitividade do serviço a ser oferecido.
Esse era só o começo da estória.
Há suspeita de que houve uso de informação privilegiada para a compra de ações da Telebras nos últimos anos (acões com alta de 35.000% durante o Governo Lula) e para a compra de ações da Eletronet, que detém a rede de fibra óptica que será alugada pelo Governo.
E mais: o ex-ministro e deputado cassado José Dirceu, chefe do mensalão do PT de 2005, recebeu pelo menos R$ 620 mil do principal grupo empresarial que se beneficiará da Telebras. Os recibos são de consultoria econômica. Eles negam que o dinheiro tenha se destinado ao lobby...
O DEM, que anda abalado com a prisão do Governador do DF, José Arruda, e o pedido de cassação do prefeito de São Paulo, Kassab, tenta mostrar serviço, quer uma CPI para investigar a reativação da Telebras...

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

A preocupação ecológica NÃO é para proteger a natureza... (Arnaldo Jabor)

"Muita gente acha que a preocupação ecológica é para proteger a Natureza...
Nada disso! É para proteger a vida humana.
A natureza está aí há bilhões de anos, ESTÁ POUCO SE LIXANDO PARA NÓS!
Ela pode nos raspar da terra e continuar numa boa, como fez com os dinossauros."

Ouvi essa frase no comentário do Arnaldo Jabor em 15/12/2005 e busquei o link para guardar...

Lula - presidente auto-didata (Bruno Mazzeo, humorista do "Cilada")



Avance o vídeo para 3:30 min e assista o trecho (1min):
muito boa a parte "Lula - presidente auto-didata".
Parte do Programa "Cilada" (Canal Multishow), com o humorista Bruno Mazzeo.

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Os dois amores de Lula: Chávez e Ahmadinejad (Arnaldo Jabor)

Ouça o Arnaldo Jabor na CBN: Os dois amores de Lula: Chávez e Ahmadinejad (Quarta, 10/02/2010).

Arruda vai passar Carnaval na cadeia!


CBN: "STF nega pedido de habeas corpus e mantém prisão de Arruda"

O ministro do Supremo Tribunal Federal, Marco Aurélio Mello, negou o pedido de habeas corpus apresentado nesta quinta-feira pela defesa de José Roberto Arruda e decidiu manter a prisão do governador do DF, segundo informações da TV Globo. Ele passou a madrugada preso na sede da Polícia Federal, em Brasília. Para o advogado do governador do DF, a prisão de Arruda foi 'ilegal e abusiva'. Ouça a reportagem

Por dentro da Política - Lucia Hippolito
Caso Arruda: processo jurídico não precisa esperar o processo político.

Caso Arruda pode se tornar marco no cambate à corrupção política.

Arnaldo Jabor
Prisão de Arruda privilegia Constituição acima de 'manobras malandras'

Liberdade de Expressão - Cony, Xexéo &Viviane Mosé
Prisão de Arruda surpreende pelo ineditismo

Restos do cigarro no ambiente também fazem mal

"Resíduos potencialmente cancerígenos deixados pela fumaça da nicotina podem ficar por meses em superfícies (Redação Galileu)"

Depois dos fumantes passivos, a novidade é o fumante de terceira-mão, que tem contato com os resíduos da fumaça do cigarro, mesmo horas depois de ela ter se dissipado. Um perigo principalmente para crianças pequenas, que tem maior contato com o chão.
A nicotina pode reagir com poluentes atmosféricos e gerar NITROSAMINAS, substâncias cancerígenas.

Governador Arruda (DF) finalmente preso - até quando?

Charge do Dálcio, do Correio Popular (Campinas) de hoje.


A prisão de figurões e políticos no Brasil parece cena de série da TV: todo mundo sabe que o bandido é culpado mas faltam elementos no processo para mantê-lo na cadeia - aí prendem o sujeito assim mesmo para dar-lhe um "castigo" e ganhar tempo. O problema da vida real: as provas já estão lá mas a justiça não funciona.
Se os bandidos do MST envolvidos na destruição da Fazenda Cutrale tem direito a Habeas Corpus, quanto tempo vai levar para o governador Arruda voltar a distribuir panetones por aí?
Se ele ficar o Carnaval de castigo a gente já fica feliz...

em frente a sede do governo do DF

terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Fernando Henrique compara Dilma a boneco manipulado por Lula

Charge do Dálcio, publicada no Correio Popular (Campinas), hoje.

"O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso comparou, no sábado, a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, a um boneco manipulado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (...) a quem chamou de ventríloquo de Dilma, pré-candidata do PT à presidência nas eleições deste ano. (...) Segundo relatos de participantes, o ex-presidente questionou o potencial de transferência de votos de Lula para Dilma porque, segundo FHC, o eleitor "desconfia de bonecos". Fonte: Terra.

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

FHC x Lula

FHC, nosso ex-presidente, publicou uma carta no Estadão no último domingo, para lembrar que grande parte das conquistas do governo Lula são fruto da Era FHC. Disseram que FHC estava tomando gosto pelo ringue, mas acho que o texto foi muito delicado... E veio tarde demais. Infelizmente, os tucanos não souberam fazer uma oposição forte.

"(...) O presidente Lula passa por momentos de euforia que o levam a inventar inimigos e enunciar inverdades. Para ganhar sua guerra imaginária distorce o ocorrido no governo do antecessor, autoglorifica-se na comparação e sugere que se a oposição ganhar será o caos. (...)'

'(...) Lamento que Lula se deixe contaminar por impulsos tão toscos e perigosos. Ele possui méritos de sobra para defender a candidatura que queira. Deu passos adiante no que fora plantado por seus antecessores. Para que, então, baixar o nível da política à dissimulação e à mentira? (...)'

'(...) Há três semanas Lula disse que recebeu um governo estagnado, sem plano de desenvolvimento. Esqueceu-se da estabilidade da moeda, da Lei de Responsabilidade Fiscal, da recuperação do BNDES, da modernização da Petrobrás, que triplicou a produção depois do fim do monopólio e, premida pela competição e beneficiada pela flexibilidade, chegou à descoberta do pré-sal. Esqueceu-se do fortalecimento do Banco do Brasil, capitalizado com mais de R$ 6 bilhões, e junto com a Caixa Econômica, libertados da politicagem e recuperados para a execução de políticas de Estado. Esqueceu-se dos investimentos do Programa Avança Brasil, que, com menos alarde e mais eficiência que o PAC, permitiu concluir um número maior de obras essenciais ao País. Esqueceu-se dos ganhos que a privatização do sistema Telebrás trouxe para o povo brasileiro, com a democratização do acesso à internet e aos celulares, do fato de que a Vale privatizada paga mais impostos ao governo do que este jamais recebeu em dividendos quando a empresa era estatal, de que a Embraer, hoje orgulho nacional, só pôde dar o salto que deu depois de privatizada, de que essas empresas continuam em mãos brasileiras, gerando empregos e desenvolvimento no País.'
'Esqueceu-se de que o País pagou um custo alto por anos de "bravata" do PT e dele próprio. Esqueceu-se de sua responsabilidade e de seu partido pelo temor que tomou conta dos mercados em 2002, quando fomos obrigados a pedir socorro ao FMI - com aval de Lula, diga-se - para que houvesse um colchão de reservas no início do governo seguinte. Esqueceu-se de que foi esse temor que atiçou a inflação e levou seu governo a elevar o superávit primário e os juros às nuvens em 2003, para comprar a confiança dos mercados, mesmo que à custa de tudo o que haviam pregado, ele e seu partido, nos anos anteriores. (...)"

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Charge de hoje (Dálcio)

Charge do Dálcio, publicada no Correio Popular (Campinas), hoje.

Ditadura e Anistia

Luís Fernando Veríssimo, em sua coluna de hoje do Correio Popular, de Campinas, recomendou a leitura de uma carta de Marcelo Rubens Paiva, a respeito da Anistia e direcionada aos militares, publicada no Estadão em 30/01/2010. Recomendo a versão no blog do autor.

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Doença contagiosa ameaca a democracia no Brasil

A democracia brasileira mal aprendeu a andar e aparece com umas manchas pelo corpo. Está ficando doente.
Vêem-se umas chagas lá no Haiti, devastado pelo terremoto, que distraem o olhar do médico que a examina - essa área da democracia está sadia, apesar das dores que despertam nossa solidariedade. O apoio militar brasileiro é curativo.

As manchas externas que interessam resultam de contágio, por  gotículas de saliva de uns "chefes de Estado" que andam esbravejando na Venezuela e no Irã.
As ofensas do presidente Hugo Chávez à democracia da Venezuela não evitaram que esse país fosse admitido como "hermano" no Mercosul. A epidemia era conhecida mas nada se fez: outros países vizinhos já tinham se contaminado.

A represália mortal contra a oposição do presidente Ahmadinejad e suas promessas de destruir Israel não bastaram: somos coniventes aliados comerciais do Irã.

O médico examina as entranhas da democracia, a doença está invadindo. Movimentos sem-terra tomaram tudo e as defesas do organismo nem reagem mais. Devastam fazendas, contrabandeiam madeira na Amazônia, beneficiam-se de programas sociais e vendem as terras que roubaram. E ainda convidam gente "com terra" para engrossar o pus na ferida.


Uma inspeção íntima e revelou-se a contaminação das "partes baixas" por dinheiro sujo, guardado lá diversas vezes. Igualmente, sob as meias. Na última cultura de micróbios, cresceram agentes virulentos e resistentes da classe do Governador Arruda. Nem esfregando sai a sujeira de Brasília. E quando essa sair, podemos esperar novos micróbios na cultura.

A tristeza veio mesmo com a notícia de que a praga tinha infectado o cérebro da democracia. A doença enganou o sistema imune, passando-se por "direitos humanos". Em uma das alucinações, a anistia não existia mais e viram-se fantasmas da Ditadura. Um estado catatônico impedia que o sistema imune revertesse a invasão de terras. Seguiu-se uma lesão no lobo frontal do cérebro e a auto-crítica proporcionada pela imprensa foi ameaçada.


"Totalitarismo", "revolução" e "corrupção" são algumas das síndromes que o médico listou.
O melhor remédio é a informação.